segunda-feira, 10 de maio de 2010

A notícia




Trabalhámos a notícia e desenvolvemos o léxico!

Recolhemos muita informação sobre os animais


Já conseguimos
seleccionar e


organizar a informação...




Continuámos com o texto informativo

Descobrimos muita informação sobre os animais agora é preciso
organizar,
seleccionar

e elaborar um texto informativo.

Revisão de texto



Fizemos a revisão colectiva do texto.

Podemos sempre fazer melhor...

e assim, aprendemos mais.

quinta-feira, 6 de maio de 2010

A princesa baixinha!



Mais um livro trabalhado...

Aqui trabalha-se o texto argumentativo.

Será que a princesa fica convencida?

A banda desenhada também foi trabalhada


Um livro do PNL "As moedas de ouro do Pinto Pintão" foi trabalhado através da banda desenhada.

A Árvore Generosa


Organizando as ideias para nos ajudar na textualização...

Será que o dragão está de acordo com a descrição?



Depois de ouvir com muita atenção a descrição do dragão desenhámos, trocámos com os colegas e preenchemos uma ficha de registo de observação. Quisemos ver se todos tínhamos colocado todos os pormenores referidos nas notas...

Fomos muito críticos nessa observação...

Outra fábrica de histórias!...


E as fábricas continuam a produzir ideias para histórias!... Mãos à obra.

Fábrica das histórias


A fábrica das histórias já entrou em produção...

A estrutura do texto narrativo orienta a nossa escrita!

Esta orientação ajuda a definir cada uma das partes e dos elementos da narrativa.

quarta-feira, 5 de maio de 2010

Ouvir para registar e desenhar!


Ouvimos a descrição. Tomámos notas e desenhámos!


O nosso monstro, não mete muito medo...

A Árvore leitora!



Na nossa árvore leitora colocámos as nossas opiniões sobre o livro lido!

Usámos a nossa mão para desenhar estas belas árvores.

A Árvore generosa!


Foi trabalhada por muitos meninos e meninas. Esta caixinha de histórias (fantocheiro) ajudou...

A princesa baixinha!



E porque queremos saber mais de princesas...

O jogo da glória com palavras novas


Palavras para aprender a ler e a escrever!

Somos do 1º ano e passámos um conto!

Lemos muitos livros...



Adivinha quanto eu gosto de ti!

Trabalhámos os afectos!

Actividades de consciência fonológica


A serpente e a vaca foram às compras. O que teriam comprado?




Juntámos sílabas e descobrimos palavras para completar a nossa poesia!

Apresentação oral.

E porque a expressão oral também tem de ser trabalhada...

O texto informativo também foi trabalhado!



Reflectimos e começámos a trabalhar o texto informativo...

Ouvimos atentamente e tomámos notas!


Ouvir para seleccionar informação!...

Tomámos nota, desenhámos e fizemos um painel!

Ordenámos histórias...



E as nossas histórias foram-se construindo tira a tira... é preciso ler atentamente...

Campo lexical



Desenvolvemos o léxico e aprendemos a estabelecer relações entre as palavras...

Texto narrativo. Quantos queres?



Vamos construir as nossas histórias com estes "Quantos queres?"

O texto narrativo foi trabalhado intensivamente!




Planificação

Textualização

Revisão de texto!!!

Que linda menina!




É que as meninas também fizeram anos!!!
E tiveram direito a poemas!!!

Reparem como ficou o Rafael!!



O Rafael gosta de jogar à bola certamente!!!

Trabalhámos o poema para os aniversariantes!




Reparem como ficou bonito!!!

Continuámos o nosso bolo!!!


E porque é preciso desenvolver o léxico: barrámos,
untámos...polvilhámos...

Construímos materiais!

Cubos de histórias para o texto narrativo!

Trabalhámos o texto instrucional!




Sempre que algum de nós fez anos, colocámos as mãos na massa!!! E assim aprendemos a estrutura do texto instrucional!

Já sabemos seguir as instruções e fazer bolos muito saborosos!


Fizemos ainda poemas para os aniversariantes da nossa sala. Espreitem...

Conto Contigo!





Ao longo do tempo desenvolveram-se actividades que aqui e agora vamos partilhar.
Registos do que se fez e se vai fazendo numa perspectiva de construção dinâmica e significativa para todos nós.

Conto Contigo!
É hora de rever o que fizemos para traçar novos caminhos...

Organizámos espaços dentro da sala de aula!...